Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Londrina é premiada com Selo Nacional de Habitação de Interesse Nacional
Início do conteúdo da página

Londrina é premiada com Selo Nacional de Habitação de Interesse Nacional

  • Publicado: Terça, 05 de Dezembro de 2023, 11h22
  • Acessos: 751
imagem sem descrição.

A COHAB Londrina (Companhia Municipal de Habitação) acaba de retornar do 70° Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social com um Selo Nacional de Mérito na bagagem, como premiação pelo projeto de regularização fundiária e transformação urbana no Jardim São Rafael II. A homenagem foi concedida no Rio de Janeiro pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação, que elegeram experiências que deram certo e se destacaram no país. 

Ao entregar o Selo de Mérito para o prefeito Marcelo Belinati, o presidente da Cohab Londrina, Bruno Ubiratan, destacou a sensibilidade e agilidade das equipes tanto da companhia como da prefeitura nas obras entregues em março a 400 moradores. Área com mais de 22 anos de ocupação irregular, o Jardim São Rafael recebeu toda infraestrutura urbana necessária para garantir acesso à cidadania - asfalto, calçadas, energia elétrica, água, esgoto e sistema de drenagem. E a regularização urbana realizou todo o processo de legalização dos lotes e construções, registro dos imóveis em cartório e entrega dos títulos de propriedade sem custo aos moradores. 

Ubiratan lembra que a conquista da cidadania passa por condições dignas de moradia e do entorno, e que "a COHAB tem diversos projetos de regularização no momento, em uma maratona para acelerar ao máximo a entrega de benfeitorias em várias regiões da cidade. Teremos "vários outros São Rafael" transformados até o final do ano, resumiu. 

O Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, realizado anualmente, é o principal evento do setor no Brasil, sempre reunindo gestores e técnicos de todos os estados e dos principais municípios brasileiros. Quase duas mil pessoas participaram presencialmente ou online. Além da premiação, houve debates e apresentação de ações e projetos em andamento no Brasil, no âmbito da Habitação e Regularização Fundiária. Participaramgestores públicos e equipes técnicas das áreas de habitação e regularização fundiária de todos os estados brasileiros e dos municípios com população de mais de 100 mil habitantes, técnicos e dirigentes dos órgãos afins do Governo Federal (Ministério das Cidades, Caixa Econômica federal, FGTS, e também empresários e membros da sociedade civil e demais pessoas interessadas no tema).

Os programas habitacionais do Paraná também atraíram a atenção de outros estados. O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Jorge Lange, que atualmente também preside o Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano, detalhou o trabalho do Governo do Estado no âmbito do programa Casa Fácil Paraná.

registrado em:
Fim do conteúdo da página