Programa de Regularização Fundiária atendeu 634 famílias nos últimos cinco anos
Programa de Regularização Fundiária atendeu 634 famílias nos últimos cinco anos
Por meio da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-LD), foram entregues mais 37 títulos a famílias de diversos bairros da cidade ontem (28)
Mais 37 famílias receberam o título de posse da área em que moram há anos em Londrina. No início da noite de ontem (28), o prefeito Marcelo Belinati e o presidente da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-LD), Luiz Cândido de Oliveira, entregaram, na sede da companhia, os títulos de regularização fundiária a estas famílias.
Jorge Silvestre de Oliveira, 80 anos, morador do Jardim União da Vitória IV, esperou 22 anos por este momento e foi o primeiro a receber o documento das mãos das autoridades. “É uma grande conquista, uma riqueza que conseguimos”, afirmou o morador.
A segunda pessoa que recebeu a escritura foi a moradora do Jardim São Jorge (região norte), Maria de Lourdes Macedo dos Santos, 73 anos. “Estou muito feliz”, disse. A mesma felicidade foi compartilhada por Paulo Roberto Vitório, 60 anos, residente no Jardim Novo Perobal, na região sul. “Significa tudo! Agora tenho a escritura e posso construir, ligar a luz e deixar para os meus netos um lugar para eles”, declarou Vitório. “É uma emoção muito grande. Esperava há muitos anos e agora podemos dizer que temos uma casa”, testemunhou Vanessa Estevão, 29 anos, moradora do Jardim União da Vitória I há 12 anos e mãe de dois filhos.
Além de moradores destes bairros, as famílias que moram nos jardins São Marcos, Maracanã, Franciscato, João Turquino e no Conjunto Habitacional José Belinati receberam também as escrituras. “Já entregamos na gestão do prefeito Marcelo, 634 títulos de propriedades para as famílias do Programa de Regularização Fundiária. Até o final de 2024, vamos regularizar a situação de 1.588 famílias, que ainda faltam serem atendidas”, contou o presidente da Cohab-LD, Luiz Cândido de Oliveira.
O prefeito Marcelo Belinati orientou as pessoas a guardarem com cuidado este documento, pois a partir do recebimento deste, ninguém pode retirar o direito de propriedade destas famílias. “Temos o compromisso de levar, para os diversos bairros de Londrina, asfalto, água, esgoto, iluminação e a regularização até o final de 2024. Nossa intenção é levar benfeitorias para as pessoas que mais precisam”, detalhou.
Por meio deste título, o poder público reconhece a propriedade do ocupante, ou seja, essas pessoas passam a ser legalmente proprietárias de seus imóveis. Com isso, elas têm o direito, inclusive, de obter financiamentos para executar reformas nas residências. Para a realização do procedimento de regularização, as equipes da Cohab efetuam uma busca ativa pelas famílias que não haviam sido beneficiadas por ações anteriores conduzidas em seus bairros. A legitimação fundiária está garantida pela Lei de Registros Públicos, Lei nº 6.015/1973, que lista o que se registra no registro de imóveis (art. 167) e os títulos que são admitidos no registro (art. 221).
registrado em:
Últimas notícias
Redes Sociais