Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Novo auditório vai abrigar reuniões, encontros e oficinas da Secretaria da Mulher em espaço cedido pela COHAB-LD
Início do conteúdo da página

Novo auditório vai abrigar reuniões, encontros e oficinas da Secretaria da Mulher em espaço cedido pela COHAB-LD

  • Publicado: Quinta, 10 de Março de 2022, 18h15
  • Acessos: 610

Sala abrigará atividades do Centro de Oficinas, do Conselho Municipal de Direitos das Mulheres e da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher

Ana Paula Hedler 10 de março de 2022 0 3 minutos de leitura



Na manhã desta quinta-feira (10), o prefeito Marcelo Belinati e a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, inauguraram um novo auditório para as reuniões, encontros e oficinas ministradas pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres. O espaço multifuncional fica na Rua Assunção, 189, sala 6, no Mercado Municipal Guanabara (esquina com a Avenida Higienópolis).

Ele tem capacidade para aproximadamente 40 pessoas e conta com acesso à internet e à rede de intranet da Prefeitura de Londrina. Além disso, também possui uma cozinha de apoio e banheiros. Uma das finalidades do auditório é servir de espaço para as atividades desenvolvidas pelo Centro de Oficinas para as Mulheres (COM), assim como para as reuniões do Conselho Municipal de Direitos das Mulheres (CMDM) e para os encontros das integrantes da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. Além disso, palestras, rodas de conversa, exposições culturais, feiras e outras ações poderão ser realizadas ali.

Foto: Vivian Honorato / NCom
Segundo o prefeito Marcelo Belinati, essa era uma demanda que ele vinha tentando resolver desde o início de sua gestão, pois quando assumiu a administração municipal, em 2017, a sede da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres ficava em uma sala dentro do espaço físico da Companhia Municipal de Habitação de Londrina (Cohab-Ld). Após tratativas, a pasta passou a ter uma sede sua, localizada atualmente no Mercado Guanabara, onde hoje foi inaugurado o auditório. “Antes, a Secretaria da Mulher funcionava em uma salinha que nem janela tinha, nos fundos da Cohab-Ld. De lá para cá foi um longo caminho, onde muita coisa foi feita e muita ainda precisa ser feita. Tudo é uma construção. Eu particularmente acredito que temos que ter uma sede com uma estrutura adequada, para as  servidoras e os movimentos poderem usufruir e realizar reuniões”, disse Marcelo.

Foto: Vivian Honorato / NCom
Sobre o assunto, a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, explicou que se sente honrada em ter um local para oferecer aos projetos, às instituições parceiras da Prefeitura de Londrina, ao CMDM e à Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, pois acredita que as políticas públicas para as mulheres deve ser uma construção coletiva e conjunta. “Esse espaço foi pensado e construído para ampliar todas as ações, parcerias e projetos que são feitos em conjunto com a SMPM, porque nós acreditamos na construção conjunta das políticas públicas e quando vemos a reunião de tantas instituições parceiras num evento como este da inauguração, vemos a importância do percurso que estamos percorrendo. É uma demonstração de empatia, apoio e sororidade a todas as mulheres, principalmente neste mês de março”, ressaltou Fernandes.

Foto: Vivian Honorato / NCom
Já a presidente do CMDM, Rosalina Batista, agradeceu ao prefeito pelo compromisso que ele tem tido com as mulheres de Londrina, especialmente com as pautas acordadas com o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres. “O prefeito está honrando o compromisso que ele assumiu durante a discussão que o CMDM teve na campanha eleitoral para a Prefeitura. O CMDM está com uma responsabilidade muito grande no Brasil e com os conselhos de outros estados devido à participação da sociedade na construção de políticas públicas, como no enfrentamento à violência doméstica, que não é algo só que o conselho precisa defender, mas toda a sociedade. Então, ter um espaço para o CMDM poder se reunir é muito importante. Só temos a agradecer ao prefeito por isso”, afirmou a presidente do CMDM.

Foto: Vivian Honorato / NCom
As vereadoras presentes na solenidade, Lenir de Assis, Flávia Cabral e Sônia Gimenez, ressaltaram a necessidade de debates e ações concretas em prol do enfrentamento à violência contra as mulheres e a favor de políticas públicas específicas para esse público. Entre as medidas elencadas por elas estavam o Projeto Sinal Vermelho (Lei Municipal n° 13.279); Dia da Luta Contra a Endometriose (Lei Municipal 13.229/2021) e o projeto de lei que prevê a entrega de absorventes e material de higiene às meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade econômica e social.

Foto: Vivian Honorato / NCom
Já a juíza aposentada da 6ª Vara Criminal da Comarca de Londrina (Vara Maria da Penha) e integrante da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Zilda Romero, lembrou da necessidade de valorizar a participação feminina em todos os espaços sociais, inclusive em cargos e espaços de poder, como no Legislativo e Executivo. “Temos que valorizar as mulheres que estão tanto nos espaços privados, quanto nos públicos, porque apesar de termos a igualdade prevista em lei, na Constituição Federal, mas ainda não conseguimos efetivar a igualdade no dia a dia. As mulheres ainda são discriminadas e sofrem todas as formas de violência dentro do próprio lar”, lembrou a magistrada aposentada.

Casa da Mulher Londrinense – Durante a inauguração, o prefeito também falou a respeito da Casa da Mulher Londrinense. Segundo ele, os projetos complementares para a execução do local estão em fase de licitação, o que deve levar cerca de sete meses para ser concluído. Após esse período, deve-se abrir um processo licitatório para a contratação de uma construtora que executará a obra de construção. O projeto deve ser erguido na Avenida Waldemar Spranger e servirá como um espaço que reunirá diversos serviços e trabalhos, como de atendimento jurídico, sócio-assistencial e de psicologia para as mulheres.

Durante a inauguração, o servidor da Secretaria Municipal do Idoso e cantor, Cleir Brandão, fez uma apresentação artística. Estiveram presentes na solenidade, além das autoridades já mencionadas, os vereadores Ailton Nantes e Jairo Tamura; o chefe de gabinete, Moacir Sgarioni; o secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Gustavo Santos; o presidente da Cohab-Ld, Luiz Cândido de Oliveira; a chefe do Núcleo Regional de Educação de Londrina, Jéssica Pieri; a reitora da Universidade Norte do Paraná, Flávia Pomin Frutos; a presidente do Londrina Convention & Visitors Bureau e vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo, Herika Galli.
registrado em:
Fim do conteúdo da página