Página inicial > Últimas Notícias > Londrina recebe dois prêmios nacionais por ações na área de Habitação Social

Londrina recebe dois prêmios nacionais por ações na área de Habitação Social

• Publicado: Sábado, 10 de Dezembro de 2022, 09h09

A cidade foi contemplada durante o 69° Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, realizado em Brasília; a Cohab-Londrina recebeu o prêmio em duas categorias no Selo Mérito Projetos 2022

O Município de Londrina foi duplamente premiado durante o 69° Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, realizado em Brasília. O evento anual é promovido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) e pelo Fórum Nacional de Secretários da Habitação e Desenvolvimento Urbano.  A Cohab-Londrina foi contemplada na categorias Garantindo o Direito à Moradia Digna, com o Residencial Jequitibá, e na categoria Regularização Fundiária, pelas ações promovidas pela gestão Marcelo Belinati na urbanização do Jardim Shekinah.

WhatsApp Image 2022 12 08 at 19.38.47

O Residencial Jequitibá foi o primeiro loteamento implantado pela prefeitura em modelo de lotes urbanizados destinados a famílias em vulnerabilidade. Conta com rede de água, sistema de drenagem, galerias pluviais e de esgotamento sanitário, iluminação pública com sistema LED, pavimentação asfáltica e passeio público, arborização, sinalização viária, calçadas com piso tátil e rampas de acessibilidade.

O projeto atende famílias com renda de até três salários-mínimos, previamente cadastradas na Cohab Londrina, e que residiam há anos em área de risco localizada no entorno do empreendimento. Para adquirir os lotes, as famílias contaram com subsídios e condições facilitadas através de financiamento em até 30 anos, com parcelas mensais de R$ 150,00 a R$ 180,00 após o período de carência de 12 meses.

No Jardim Shekinah, a Prefeitura também entregou obras de infraestrutura urbana e o direito à posse de lotes para mais de 100 famílias, beneficiadas com as melhorias estruturais no bairro, como instalação da rede elétrica, de água, esgoto e pavimentação asfáltica. Luiz Cândido de Oliveira, diretor técnico da Cohab Londrina, esteve em Brasília como palestrante do Fórum e recebeu os prêmios. “A Cohab Londrina é um exemplo de preocupação social e de valorização da pessoa mais vulnerável.A maioria das família contempladas é chefiada por mulheres, e essa prioridade vem sendo seguida em Londrina”, comentou Oliveira.

“É incrível como os servidores da Cohab Londrina formam uma equipe afinada, competente e ágil, não houve perdas na prestação de serviços por conta da pandemia e ainda a companhia é destaque nacional”, concluiu o presidente da Cohab-Londrina, Bruno Ubiratan.  Os setores de desenvolvimento urbano e habitação se mostram otimistas para o ano que vem, na expectativa de que novos programas de construção de moradias sejam iniciados no âmbito federal.

O Fórum da Habitação tem como objetivo um amplo debate anual sobre o atendimento com moradia digna para a população de renda até 10 salários mínimos, envolvendo agentes públicos das três esferas de governo, agentes financeiros e empresários. Outra meta é difundir informações e experiências entre os gestores públicos de estados, municípios e da União, acerca dos programas e ações em andamento ou em fase de planejamento no âmbito da habitação de interesse social (produção e requalificação), intervenções urbanas e regularização fundiária. O evento aconteceu presencialmente nos dias 6, 7 e 8 de dezmebro no Windsor Brasília Hotel e também por transmissão online.