Página inicial > Últimas Notícias > Cohab apresenta projeto de moradias de Londrina em congresso na Alemanha

Cohab apresenta projeto de moradias de Londrina em congresso na Alemanha

• Publicado: Quinta, 15 de Setembro de 2022, 09h41
Em evento realizado em Berlim, presidente da Cohab apresenta iniciativa que está sendo desenvolvida com foco na eficiência energética e sustentabilidade
Ulisses Sawczuk 13 de setembro de 2022 0 1 minuto de leitura

O presidente da Companhia de Habitação (Cohab) de Londrina, Luiz Cândido de Oliveira, está representando o município no 15º Congresso Nacional da Política de Desenvolvimento Urbano, que teve início ontem (13) e será realizado até sábado (17) em Berlim, na Alemanha.
Além de conhecer diversas ações alemãs bem-sucedidas na área de habitação, Oliveira vai participar de mesas redondas em que apresentará o empreendimento inovador que está sendo desenvolvido em Londrina, com foco na eficiência energética e sustentabilidade (saiba mais). De autoria do coletivo Síntese Arquitetura e Urbanismo (Síntese.arq), de Santos (SP), o projeto está sendo implementado através de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), e será construído em um terreno cedido pela Prefeitura na região norte da cidade.

Entre outras atividades, a programação do evento inclui visitas técnicas a iniciativas locais, apresentações de profissionais do setor oriundos de diferentes países, estudos de caso, debates e discussões. Segundo o presidente da Cohab Londrina, Luiz Cândido de Oliveira, a participação no Congresso é uma forma de estudar novas alternativas de programas habitacionais, assim como estabelecer contatos que possam resultar na obtenção de recursos para os investimentos necessários.  “A troca de experiências é enriquecedora e, muitas vezes, traz informações sobre alternativas simples e práticas que não havíamos considerado. Por isso, esperamos obter o máximo possível de conhecimento para poder aplicá-lo no município”, frisou.
Sobre o Congresso – Realizado anualmente na Alemanha, pelo Ministério Federal da Habitação, do Desenvolvimento Urbano e da Construção (BMWSB), o evento é considerado a principal instância interfederativa para se discutir, avaliar e fortalecer a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, promovendo a escuta das realidades municipais. Dessa forma, as atividades oferecem uma plataforma de diálogo e troca de experiências sobre temas relevantes e inovadores relativos ao desenvolvimento urbano sustentável, como cidades inteligentes, governança e planejamento, habitação social e meio ambiente urbano.

Há alguns anos, o governo alemão começou a convidar parceiros estratégicos internacionais para ampliar a discussão nacional com as perspectivas de diferentes países. O Brasil foi identificado como um parceiro estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável e a cooperação foi formalizada através da Parceria Brasil-Alemanha sobre a urbanização.

Em 2022, o Congresso tem como tema principal “Moldar a Transformação para a Resiliência Urbana”. As atividades contarão com a participação de autoridades nacionais e locais da Alemanha e outros países convidados, de gestores e técnicos de todos os níveis do setor público, além de atores do setor privado e da sociedade civil. Nessa edição, haverá uma oficina especial para o intercâmbio entre Brasil e África do Sul, dois países que são parceiros importantes da Alemanha na área da transformação urbana.