Página inicial > Últimas Notícias > A regularização fundiária avança em Londrina. Agora é a vez da Vila Marísia.

A regularização fundiária avança em Londrina. Agora é a vez da Vila Marísia.

• Publicado: Terça, 28 de Maio de 2019, 13h01

Vila Marisia Site

Por determinação do prefeito Marcelo Belinati, a Companhia de Habitação de Londrina – COHAB LD – inicia mais um processo de regularização fundiária na cidade.

O objetivo agora é promover a regularização da Vila Marísia, onde as famílias esperam da COHAB e do poder público as escrituras e registros dos imóveis para terem a posse e a propriedade definitiva de suas propriedades.

O Jardim Marísia II está localizado na região central de Londrina, próximo a BR 369, no trecho entre a Av. Brasília, e a Av. 10 de dezembro. Conforme relatos de moradores, o local passou a ser ocupado em 1966, com algumas famílias que saíram da área rural e vieram tentar a vida na zona urbana do Município. Tendo em vista a dificuldade financeira dessas famílias em arcar com custas de aluguel, construíram barracos de forma improvisada para atender a necessidade por moradia.

Desde 1992 que a Cia. de Habitação de Londrina, com o objetivo de melhorar as condições de moradia dos ocupantes da área, mobiliza a comunidade para identificação dos moradores e discutir propostas de melhorias tanto no Marísia I como o Marísia II.

Em 1997, quando o desfavelamento da Vila Marísia foi concluído, restava ainda o desafio de regularizar e integrar a área no contexto formal da cidade. A gestão atual da Companhia, em parceria com a prefeitura de Londrina, assumiu a responsabilidade de dar seqüência nesse trabalho e tomar todas as medidas legais necessárias para regularizar a área por meio do Programa de Regularização Fundiária da COHAB-LD.

Em 27 de maio de 2019, a COHAB-LD fez a primeira reunião com os moradores do Marísia II para apresentar o interesse de regularização da área e eleger representantes dos moradores que farão parte da Comissão de Acompanhamento do Plano de Urbanização – CAPU, cujas principais atribuições são:

- Acompanhar o processo de regularização;
- Intermediar as discussões, propostas e questionamentos da população e da COHAB;
- Orientar e encaminhar pendências e casos específicos.

Serão beneficiadas mais de 80 famílias ao final do processo.

A próxima reunião entre os membros representantes e os eleitos pela comunidade, que integram o CAPU, será dia 06/06/2019 às 16 horas na sede da COHAB LD.
Com este trabalho, COHAB e prefeitura de Londrina detalham os próximos passos do projeto que dará, além de um endereço definitivo às pessoas que lá residem, mais dignidade e cidadania aos moradores do bairro.