Página inicial > Últimas Notícias > Moradores da área rural de Londrina recebem 72 unidades habitacionais

Moradores da área rural de Londrina recebem 72 unidades habitacionais

Residências ficam nos distritos de Lerroville, São Luiz, Guaravera, Alto Alegre e Guairacá
  • Escrito por Dayane Albuquerque e Juliana Gonçalves
  • Publicado: Quinta, 18 de Fevereiro de 2016, 12h13

casas.cohapar.V5

O prefeito Alexandre Kireeff participou, na manhã desta quinta-feira (18) da entrega oficial de 72 unidades habitacionais para pequenos produtores. As unidades estão localizadas nos distritos de Lerroville, São Luiz, Guaravera, Alto Alegre e Guairacá e são fruto de parceria entre o município, através da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-LD), com a Companhia de  Habitação do Paraná (Cohapar) e a Caixa Econômica Federal. O projeto recebeu investimentos de aproximadamente R$ 2,1 milhões pelo Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). A cerimônia de entrega aconteceu  no auditório do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).

O objetivo do PNHR é incentivar a permanência dos agricultores familiares no campo, por meio da melhoria das condições de moradia.  A execução do programa contou com o envolvimento da Cohapar, que organizou a compra conjunta dos materiais de construção, Secretaria Municipal de Agricultura, que executou a terraplanagem dos terrenos, Cohab-LD, que realizou o acompanhamento técnico na execução das obras, e a Caixa Econômica responsável pelo repasse dos recursos financeiros.Também participaram da iniciativa a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SEAB), Emater, Copel, Fetaep e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Londrina.

Na solenidade, o prefeito Alexandre Kireeff, ressaltou que a entrega das casas é muito importante, pois atende as famílias que têm renda bruta anual de até R$ 15 mil. “São pessoas que não têm perspectiva de aquisição de moradia se não for por meio de uma ação subsidiada como essa”, disse.

Kireeff lembrou que, desde o início de seu mandato, o Município entregou cerca de 800 unidades habitacionais, além de estarem em construção aproximadamente 1.400 unidades. “Temos também 4.500 unidades que pretendemos lançar, cujos projetos já estão prontos. Os empreendimentos são vinculados ao Programa Minha Casa Minha Vida e nossa expectativa é que, a partir de março, haja um novo incremento de recursos para o Programa, que garantiria a retomada das obras do Residencial Flores do Campo, onde temos 1.214 unidades em construção, e também no Jamile Dequech, onde temos cerca de 200 unidades, além de lançar estas 4.500 unidades habitacionais, que estão aguardando apenas o encaminhamento do plano federal”, contou o prefeito.

casas.cohapar.V3O presidente da Cohapar, Abelardo Lupion, ressaltou que a parceria entre os governos permite dar dignidade aos moradores da área rural e as mesmas oportunidades que os moradores da área urbana têm. “O programa é um agradecimento aos agricultores familiares, pois são eles que alimentam nosso país. Por isso, a Cohapar está fazendo de sua missão atender o pessoal da área rural”, ressaltou.

Um dos beneficiários do projeto, o morador do distrito de Lerrovile, Rogério Rodrigues, contou que houve grande empenho das entidades, no resgate da autoestima e dignidade humana dos moradores. “Foram ministradas várias palestras neste sentido, durante as etapas do programa, promovendo a valorização do homem do campo, muitas vezes esquecida”, disse.

Também participaram da solenidade, o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Vitor do Santos Junior; o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Élcio de Lara; os vereadores Elza Correia, Lenir de Assis, Tio Douglas e Gaúcho Tamarrado; os deputados estaduais Tiago Amaral e Cobra Repórter; o gerente regional da SEAB, Antônio Carlos Barreto; o gerente regional da Emater, Sérgio Carneiro; o coordenador regional da Cohapar de Londrina, Claudemir Gibim; representando a Cohab, Hisae Gunji; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Londrina, Olímpio Cândido da Silva Neto; representado a presidência do Iapar, o diretor Adelar Moter; a chefe do Núcleo Regional de Educação de Londrina, Lúcia Cortez, entre outras autoridades.

Sobre o programa - Cada uma das 72 residências foi construída em alvenaria, e possui 46,74 metros quadrados, distribuídos em sala, cozinha, dois quartos, banheiro e varanda. O atendimento é destinado a famílias rurais com renda bruta anual de até R$ 15 mil e que não possuem outras propriedades além daquela onde residem e trabalham. O valor do financiamento foi de R$28.000,00, com complemento do recurso necessário pelo proprietário. Este financiamento será pago em quatro parcelas anuais de R$285,00, com o saldo absorvido pelo subsídio do PNHR.

Fotos: Vivian Honorato