Página inicial > Últimas Notícias > Prefeitura e Cohapar entregam 72 residências na área rural de Londrina

Prefeitura e Cohapar entregam 72 residências na área rural de Londrina

As unidades são subsidiadas pelo Plano Nacional de Habitação Rural (PNHR), e ficam nos distritos de Lerroville, São Luiz e Guaravera.

• Escrito por Juliana M. Gonçalves e assessoria da COHAPAR
  • Publicado: Quarta, 17 de Fevereiro de 2016, 00h00

O prefeito Alexandre Kireeff participa nesta quinta-feira (18) da entrega oficial de 72 unidades habitacionais para pequenos produtores. As unidades ficam localizadas nos distritos de Lerroville, São Luiz e Guaravera, e são fruto de parceria entre o município, através da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-LD), com a Companhia de  Habitação do Paraná (Cohapar) e a Caixa Econômica Federal. O projeto recebeu investimentos de aproximadamente R$ 2,1 milhões pelo Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). O evento será às 11 horas, no auditório do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), que fica na rodovia Celso Garcia Cid, km 375.

O objetivo do PNHR é incentivar a permanência dos agricultores familiares no campo, por meio da melhoria das condições de moradia.  A execução do programa contou com o envolvimento da Cohapar, que organizou a compra conjunta dos materiais de construção, Secretaria Municipal de Agricultura, que executou a terraplanagem dos terrenos, Cohab-LD, que realizou o acompanhamento técnico na execução das obras, e a Caixa Econômica responsável pelo repasse dos recursos financeiros. Também participaram da iniciativa a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, Emater, Copel, Fetaep e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Londrina.

Sobre o programa - Cada uma das 72 residências foi construída em alvenaria, e possui 46,74 metros quadrados, distribuídos em sala, cozinha, dois quartos, banheiro e varanda. O atendimento é destinado a famílias rurais com renda bruta anual de até R$ 15 mil e que não possuem outras propriedades além daquela onde residem e trabalham. O valor do financiamento foi de R$28.000,00, com complemento do recurso necessário pelo proprietário. Este financiamento será pago em quatro parcelas anuais de R$285,00, com o saldo absorvido pelo subsídio do PNHR.

Desde 2011, a parceria entre Prefeitura de Londrina, o governo do Estado e governo federal resultou na entrega de 230 moradias urbanas, 88 rurais e 39 títulos de propriedade.