Página inicial > Últimas Notícias > Londrina agora tem o Selo Amigo da Habitação Social

Londrina agora tem o Selo Amigo da Habitação Social

• Publicado: Terça, 26 de Setembro de 2023, 15h47
imagem sem descrição.

A COHAB Londrina lançou hoje o Selo Amigo da Habitação Social, para incentivar pessoas e empresas a participarem da construção de moradias da forma que melhor couber no bolso, até mesmo com material excedente de construção. O evento prestigiado, no gabinete do prefeito, demonstrou que a solidariedade está em alta.

O presidente da Companhia, Bruno Ubiratan, fez questão de ressaltar que o poder público não irá se redimir das responsabilidades que lhe cabem. "A prefeitura, por meio da COHAB Londrina, tem sido um exemplo em todo país pelo programa de Regularização Fundiária, que além de entregar o título de propriedade ao morador, ainda leva toda infraestrutura urbana para ocupações que, pela lei, podem ser regularizadas. Tenho certeza também de que podemos contar com a solidariedade do londrinense que tem condições de estender as mãos para quem vive em estado de vulnerabilidade", afirmou.

A Habitação de Interesse Social no Brasil passou por um longo período de escassez de recursos, principalmente para atendimento de famílias de baixíssima renda durante e após a pandemia. Apesar das iniciativas da COHAB Londrina, do governo estadual e da retomada do Programa Minha Casa Minha Vida, há pouca perspectiva de que, a curto e médio prazo, seja possível zerar o déficit habitacional que se acirrou nos últimos anos.

A COHAB Londrina, a quem é atribuída a responsabilidade pela Habitação de Interesse Social em Londrina, tem tomado algumas medidas para oferecer alternativas à população que não consegue acesso à moradia por meio dos programas com financiamentos convencionais, cujo requisito de aprovação cadastral é possuir capacidade de endividamento e ausência de inscrição nos sistemas de proteção ao crédito. O Programa de Lotes Urbanizados é uma das alternativas para atendimento dessas famílias, disponibilizando lotes com toda a infraestrutura de asfalto, esgotamento sanitário, água e luz regulares e a facilidade de aquisição, com subsídio da COHAB e financiamento em até 360 meses, com parcelas acessíveis, baixa taxa de juros e uma carência para início do pagamento das parcelas.

Apesar das condições excepcionais do Programa, algumas famílias de baixa renda têm muita dificuldade para edificar a unidade habitacional de forma segura para morar nesses lotes. Na expectativa de buscar soluções criativas, a proposta do SELO AMIGO DA HABITAÇÃO SOCIAL tem a finalidade de estimular e reconhecer o envolvimento de diferentes parceiros que venham contribuir com ações que promovam a moradia digna às famílias beneficiadas nos Programas de Lotes Urbanizados ou de Regularização Fundiária. O Selo cria um valor positivo, pois toda empresa que o possuir, vai mostrar para a sociedade que pode agregar ao seu nome mais valor e respeito perante o cidadão, com a prática da solidariedade para com o ser humano, principalmente com as famílias de baixa renda do município de Londrina.

moradora ganha moradia 4
     É o caso de Ketellyn Moraes que tem dois filhos, um com paralisia cerebral, . Ela está grávida de uma   menina e sofria por não ter onde morar. A casa improvisada que ela ergueu em uma ocupação irregular foi   derrubada, há dois anos, pelas chuvas fortes. Na sequência ela foi por um tempo "morar de favor" com   uma amiga e, ultimamente, tem vivido em um barraco. Sem poder trabalhar, ela vive com o dinheiro de   benefício do governo federal, que mal dá para comprar comida e remédios. Foi atendida pela COHAB   Londrina com um terreno no Residencial Jequitibá, mas não tinha recursos para ir além do início da   construção. O problema da moradia não existe mais. Uma voluntária procurou a COHAB, interessada em   contribuir com recursos para ajudar uma família. O Setor de Assistência Social  da COHAB direcionou a   voluntária para uma construtora, também disposta a ajudar, e agora Ketellyn está feliz da vida,   aguardando a conclusão da obra, para passar o Natal "de casa nova" com seus filhos.

A gerente da Seção de Assistência Social da Cohab, Edna Braun, revela que o Município conta hoje com   aproximadamente 3 mil e 800 famílias, cerca de 15 mil pessoas, que moram em áreas irregulares, em   condições precárias, sem infraestrutura e saneamento básicos, em áreas de risco e de preservação, sem   possibilidade de regularização. O perfil dessa população aponta para falta de qualificação profissional  e   baixos rendimentos, fatores que influenciam diretamente na ausência de condições objetivas para prover   moradia digna para a família. Edna lembra que a sociedade têm solidariamente responsabilidade social e   autonomia para desenvolver ações sociais que contribuam na promoção de melhoria na qualidade de vida   de crianças,   adolescentes, idosos, pais e mães que tem direito à moradia digna, mas que vivem em   situação de extrema vulnerabilidade.

A premiação será concedida à pessoas e empresas que contribuírem com a doação de itens que se enquadrem nos seguintes grupos: materiais de construção; padrão de energia elétrica; serviço de assistência técnica gratuita para execução de unidade habitacional; cursos gratuitos para capacitação para auto construção; horas de mão de obra; outros materiais ou ações permitam a edificação da moradia.

A COHAB irá emitir um Título de Reconhecimento Público, registrando e endossando a participação de pessoas físicas que apadrinharem ao menos uma família, com material de construção para edificação de unidade habitacional. O título será entregue ao término da edificação.

Todos que tiverem interesse em oferecer doações podem entrar em contato com a COHAB por meio deste site, pelo telefone (43)3315-2290 e e-mail  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.