Página inicial > Últimas Notícias > Londrina completa 1º quadrimestre com saldo de mais de 1,6 mil postos de trabalho criados

• Publicado: Quarta, 08 de Junho de 2022, 15h57

Cidade teve mais um mês de saldo positivo no Caged; setores do comércio e indústria foram os principais responsáveis pelo saldo positivo de abril

Cesar Makiolke  6 de junho de 2022 1 minuto de leitura

Em 2022, Londrina apresentou saldo positivo no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) em todos os meses. Abril registrou uma evolução de 170 postos de trabalho e, com isso, a cidade completou o primeiro quadrimestre do ano com saldo positivo de 1.668 na empregabilidade. Em abril, os números do Caged apresentaram 7.641 admissões e 7.471 desligamentos.

Esse crescimento do mercado de trabalho formal na cidade, de janeiro até abril, tem sido puxado pelos setores de serviços e construção civil que, juntos, são responsáveis por mais de 1,5 mil do saldo positivo do acumulado do ano. Nesse primeiro quadrimestre, foram 31.528 trabalhadores que passaram a trabalhar de carteira assinada, frente a 29.860 demissões. No quarto mês do ano, o melhor desempenho foi dos setores de comércio e indústria, com 148 e 124 de saldo, respectivamente.

Prefeito de Londrina, Marcelo Belinati. Foto: Emerson Dias – N.Com
Para o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, esse desempenho reflete o planejamento estratégico da cidade. “Nós falamos muito do Master Plan, que é a cidade pensada para os próximos 20 anos, mas não podemos esquecer que esse planejamento só se concretizará com as ações diárias. Esse desempenho muito positivo na empregabilidade nos últimos meses é fruto de termos definido uma estratégia a longo prazo, mas, principalmente, da implementação dessas ações todos os dias”, pontuou.

Secretário do Trabalho, Gustavo Santos. Foto: Emerson Dias – N.Com
O secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Gustavo Santos, acredita que toda esse trabalho oportunizará ainda mais vagas de emprego para o trabalhador londrinense. “Quando o empresariado da cidade olha para Londrina e vê uma economia pujante, um poder público preocupado em oferecer soluções e uma sociedade civil participativa nos rumos de desenvolvimento que queremos para a cidade, ele sente segurança em fazer investimentos e contratações. Isso mantém o mercado aquecido e, consequentemente, cria mais e mais postos de trabalho”, explicou Santos.

Presidente da Codel, Bruno Ubiratan. foto: Emerson Dias / NCom
Para o presidente da Codel, Bruno Ubiratan, todo esse ambiente torna a cidade favorável para os diferentes ramos. “Mostrar que a cidade tem um norte, um ecossistema forte e que se conversa, diferentes governanças que se empenham em implementar inovações e criar oportunidades de negócio é estruturar um ambiente que se retroalimenta e que abre perspectivas para todos, desde o trabalhador em busca da recolocação até o grande empresário de fora, que hoje está em outros centros, mas que busca uma cidade moderna que possibilita um crescimento para instalar sua empresa e sabe que vai encontrar isso em Londrina”, garantiu o presidente da Codel.