Página inicial > Últimas Notícias > Mutirão Movimenta Londrina executa ações no Milton Gavetti

Mutirão Movimenta Londrina executa ações no Milton Gavetti

• Publicado: Sexta, 29 de Março de 2019, 10h24
Esforço concentrado vai até esta sexta-feira, com melhorias no bairro e atividades gratuitas.

milton gavetti mutirao

A comunidade do conjunto Milton Gavetti, na região norte de Londrina, está sendo contemplada com uma série de ações promovidas pela Prefeitura por meio do mutirão Movimenta Londrina. Os trabalhos tiveram início na manhã desta quinta-feira e prosseguiram durante todo o dia, até o final da tarde, na área da Escola Municipal Nair Auzi Cordeiro.

Nesta área do bairro, estão sendo realizados diversos serviços que beneficiam a população: roçagem, capina, poda e levante de árvores, manutenção asfáltica, tratamento de praças, palestras, orientação em saúde, de mercado de trabalho, ao idoso, além de lazer e recreação, entre outros. Nesta sexta-feira, os serviços continuarão sendo feitos no mesmo local, das 9 às 17 horas, na unidade escolar localizada na Rua Augusto Balalai, 33.

O prefeito Marcelo Belinati esteve presente para prestigiar a iniciativa e conversar com os moradores da região. “A busca por uma cidade mais funcional, justa e eficiente passa pelos esforços do poder municipal em levar aos bairros as melhorias que são necessárias e solicitadas pelos cidadãos. Nos mutirões e outras ações, estamos trabalhando em muitos locais que carecem destes trabalhos há muito tempo. Tudo isso faz parte do processo de resgate e recuperação da cidade de Londrina”, apontou.

O aposentado Mario José Pereira, morador do Milton Gavetti há mais de duas décadas, foi conferir as atividades do mutirão e gostou do que viu. Recebeu orientações em saúde, direitos do consumidor, moradia e inserção em programas municipais de outras áreas. “É necessário que essas movimentações nos bairros da zona norte e de toda a cidade ocorram sempre”, defende.

O mutirão atraiu até mesmo moradores de outras áreas da cidade. Maele Quirino Rodrigues, aposentada, veio do Jardim Amaral, na região leste, após a divulgação que recebeu por meio da Casa da Mulher. “Soube que a Prefeitura ia oferecer vários serviços e orientações gratuitas e aproveitei para vir conhecer. É bom ver os bairros sendo atendidos e boas iniciativas acontecendo”, disse.

O assessor executivo da Prefeitura, Gustavo Santos, ressaltou que o mutirão é uma iniciativa importante que a prefeitura promove em diferentes regiões de Londrina, mobilizando uma série de secretarias, órgãos municipais e parceiros que trabalham integradamente para concentrar o maior número de serviços em uma mesma área. “Na região norte, tudo vem ocorrendo da melhor maneira e dentro das expectativas. Quem não esteve presente hoje, poderá acompanhar os trabalhos do mutirão na sexta-feira. São muitas ações realizadas durante o dia todo”, convidou.

Atividades – Nesta edição do Movimenta Londrina, estão ocorrendo atividades de plantio, doação de mudas de árvores e orientações educativas no ônibus da Biblioteca Móvel Ambiental, que recebe crianças e adolescentes para falar sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Ainda na área ambiental, a ONG E-letro está recebendo lixo eletrônico para fazer o reaproveitamento dos materiais.

Serviços de saúde também estão à disposição, com mutirão de combate à dengue e outras doenças, aferição de pressão arterial, orientação sobre diabetes, uso de medicamentos e higiene bucal. As ações são da Secretaria Municipal de Saúde. Cadastro Único, Programa Bolsa Família e outros benefícios são focos de ações da Secretaria Municipal de Assistência, que estará à disposição para mostrar o funcionamento dos programas e esclarecer as dúvidas. A Secretaria do Idoso também tem um espaço reservado para divulgar os serviços e receber os moradores.

O bairro Milton Gavetti recebe serviços para revitalização de praças e manutenção de terrenos baldios, conduzidos pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). Por parte da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação, estão sendo executadas limpeza de bueiros e recuperação de meio-fio e bocas de lobo. Já a Sercomtel Iluminação procede a manutenção da iluminação pública nesta região.

Com o objetivo de estimular a comunidade a manter hábitos mais saudáveis e dar novas opções de lazer, a Fundação de Esportes de Londrina (FEL) trabalha para revitalizar uma quadra de areia e promover a instalação de novas tabelas de mini basquete. O Sesc-PR é parceiro com brincadeiras e passatempos voltados às crianças.

Mais serviços – Para tirar dúvidas e informar quem tiver interesse, a Secretaria Municipal de Trabalho Emprego e Renda faz o agendamento de seguro desemprego e encaminhamentos de vagas de trabalho. Para intensificar a abordagem deste assunto, a Unopar cedeu professores para orientar a população a respeito de questões como a Economia Doméstica e Reforma da Previdência.

O público que deseja ingressar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) poderá fazer o cadastro junto à Secretaria Municipal de Educação, que também oferece agendamento de entrevistas para vagas em centros de educação infantil e consultas sobre filas de espera para quem já está cadastrado.

Também participam, a Secretaria Municipal de Defesa Social, com a Guarda Municipal; o Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL), com a Sala do Empreendedor, dando informações sobre como se tornar um Microempreendedor Individual (MEI), parcelamento de dívidas do carnê do MEI e também sobre créditos para pequenos negócios.