Página inicial > Últimas Notícias > COHAB COMPLETA 52 ANOS REALIZANDO NOVOS EMPREENDIMENTOS

COHAB COMPLETA 52 ANOS REALIZANDO NOVOS EMPREENDIMENTOS

• Publicado: Quinta, 24 de Agosto de 2017, 15h12
  • Acessos: 2084

COHAB COMPLETA 52 ANOS REALIZANDO NOVOS EMPREENDIMENTOS.

A Companhia de Habitação de Londrina - COHAB-LD, tem uma história de conquistas invejáveis. Foi uma das primeiras companhias de habitação municipais do Brasil, fruto do surgimento de políticas públicas nacionais voltadas à habitação de interesse social, no momento em que era fundado o antigo BNH – Banco Nacional de Habitação. Fundada em 26 de agosto de 1965 e ao longo dos seus 52 anos, a COHAB-LD foi responsável pela construção de 38.284 unidades habitacionais populares até 2012.

Com a extinção do BNH, em 1986, o governo federal reduziu drasticamente o financiamento às moradias de interesse social. Como sucessora do BNH, coube a Caixa Econômica Federal dar continuidade às políticas habitacionais brasileiras.

Apesar de todas as imensas dificuldades no cenário político e econômico brasileiro, onde a troca constante de moeda e hiperinflação eram a tônica diária, a COHAB-LD não se intimidou e continuou a oferecer casas à população de baixa renda de Londrina e algumas cidades adjacentes.

Assim, na década de 90 e nas seguintes até 2012, apesar de ter se tornado uma coadjuvante do sistema habitacional, a companhia continuou cumprindo seu papel.

E mesmo após quatro anos sem apresentar novos projetos de moradias populares, a atual gestão municipal, sob o comando do prefeito Marcelo Belinati, solicitou à COHAB, através do seu Diretor Presidente Marcelo Cortez que retornasse seu antigo ímpeto, o de oferecer casas àqueles que mais precisam. Para tanto a nova diretoria tratou de equilibrar as contas da companhia, que se encontrava deficitária em razão do alto nível de inadimplência, que levou a Companhia juntamente com a prefeitura municipal, a lançar planos de renegociação de débitos atrasados em até 300 meses e a retomada judicial de imóveis para posterior recomercialização.

Através de uma gestão proativa, se reduziu salários da diretoria, se revisou antigos contratos e se enxugou os custos. Hoje a COHAB voltou a crescer. Em poucas semanas a Companhia começará a lançar novos empreendimentos em todas as zonas da cidade e nos distritos.

Com uma fila de inscritos na ordem de 68 mil pessoas, a COHAB busca modelos de negócios que atendam preferencialmente a parcela da população com renda familiar entre zero e três salários mínimos, sejam casas, apartamentos ou lotes urbanizados.

Outra questão que aflige o município é a volta das ocupações de áreas particulares e públicas por grupos de sem teto. “Muito embora esta questão tenha sido minimizada nos governos anteriores, as ocupações voltaram com bastante força em virtude da falta efetiva de construção de novas moradias. Voltamos mais de 10 anos no tempo.”, disse o atual presidente da Companhia, Marcelo Cortez.

Hiram Medeiros de Hollanda,Jr
Assessor da Presidência Cohab LD